Seguidores

Porque formiga não gosta de adoçante!

Olá blogueiros e blogueiras, estava lendo, e achei umas coisas super interessantes que talvez você já deva ter feito essa pergunta e não tenha achado a resposta! Porque formiga não gosta de adoçante? Pergunte ao Jones, PHD em tudo.
Porque formiga não gosta de adoçante?
“Os adoçantes devem ser tão apetitosos para as formigas, quanto o plástico é para os humanos”, afirma o entomologista Márcio Pie, do departamento de zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os alimentos preferidos desses insetos são proteínas (que elas conseguem se alimentando de outros animais) e carboidratos como a  sacarose(o nosso açúcar de mesa, que nada mais é que sacarose em estado sólido). Os adoçantes enganam bem os humanos, com seu gosto até 300 vezes mais doce que o açúcar, mas as formigas não são atraídas pela sacarina, que e a substancia presente na maioria dos produtos do gênero.além disso, as calorias da sacarose (uma grama contem 4 kcal)são necessárias à sobrevivência das formiguinhas.
Já a sacarina não é metabolizada pelo seu organismo – e nem pelo nosso – e não produz nenhuma energia.Ou seja, é útil como alimento.





Dados tirados da revista GALILEU – edição julho 2010.

Obs: Para você, assim como eu não sabia o que é um entomologista, dei uma pesquisada! ;D
Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o ambiente. A palavra Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos, entomon (inseto) e logos (estudo) e vem sendo empregada desde Aristóteles (384-322 a.C.) para designar “Estudo dos insetos”.

Então pessoal é isso ai, se você se interesso pela palavra Entomologia e quer aprofundar seus conhecimentos aqui está: http://pt.wikipedia.org/wiki/Entomologia   Um beijo para todos!




powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme